No Dia Mundial da Alfabetização, Sandro Régis cobra do governo ações para reduzir analfabetismo na Bahia


O deputado estadual Sandro Régis (Democratas), líder da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou do governo do estado ações para reduzir o analfabetismo, ao comentar sobre o Dia Mundial da Alfabetização, celebrado nesta quarta-feira (8). O parlamentar recordou que a Bahia é o estado com maior taxa de analfabetismo do país, segundo dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

"São mais de 1,5 milhão de pessoas de 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever, o que significa 13% da população do estado. A taxa da Bahia é o dobro do índice de analfabetismo do Brasil, que é de 6,6% (são 11 milhões de pessoas no país). São números absurdos e vergonhosos para o nosso estado. Os governos petistas que estão à frente da Bahia por quase 16 anos devem ser responsabilizados", disse Régis.

Ele pontuou, ainda, que houve aumento de 2,8% na taxa se comparado a 2018, ainda segundo o IBGE, e de 3% em relação 2016. "Essa situação é reflexo do abandono da educação pública do estado provocado pelos governos do PT. Vale lembrar que a Bahia tem um dos piores ensinos médios do país, conforme o Ideb. Sem prioridade, sem investimentos na educação, nossas crianças e jovens não terão oportunidades para terem um desenvolvimento pleno, dignidade e acesso ao mercado de trabalho", afirmou.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data visa promover um amplo debate sobre a importância da alfabetização, em especial naqueles países que ainda têm índices elevados de analfabetismo.

No Dia Mundial da Alfabetização, Sandro Régis cobra do governo ações para reduzir analfabetismo na Bahia No Dia Mundial da Alfabetização, Sandro Régis cobra do governo ações para reduzir analfabetismo na Bahia Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, setembro 08, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM