Nº de pacientes na fila UTI Covid na Bahia cresce 400% em uma semana, alerta Secretário


Em uma semana, cresceu 400% o número de pacientes com Covid-19 que ficam internados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e emergências mais de 24 horas aguardando um leito de UTI na Bahia, de acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas. Ele apresentou o dado nesta terça-feira (25) e sinalizou a preocupação com o agravamento da crise sanitária estado e no Brasil, ainda mais com a proximidade do São João.

O novo agravamento da pandemia e a possibilidade de uma terceira onda na Bahia já é reconhecido pela gestão estadual. Desde a semana passada o secretário vem fazendo alertas sobre o crescimento de casos ativos (lembre aqui). O ponto de partida tem sido apontado como Dia das Mães (leia mais aqui). A celebração da data reuniu famílias e promoveu aglomerações por todo o estado.

Vilas-Boas destacou, em entrevista à rádio Metrópole, que as pessoas se preocupam com o percentual de ocupação de UTIs, mas que as atenções também tem que estar voltadas ao tempo e número de pacientes aguardando um leito.

O secretário apresentou o dado de que há 90 dias o estado registrava 513 pessoas esperando mais de 24 horas por uma vaga na UTI, após abertura de novos leitos e medidas restritivas o número foi reduzido e chegou a uma média de 50 por dia. Mas o estado vem assistindo nos últimos dias um novo crescimento. “Foi subindo para 80, 100, 120, hoje cedo chegou a 180, um aumento de 400% em uma semana”, alertou Fábio Vilas-Boas.

Com Informações do Giro Ipiaú
Nº de pacientes na fila UTI Covid na Bahia cresce 400% em uma semana, alerta Secretário Nº de pacientes na fila UTI Covid na Bahia cresce 400% em uma semana, alerta Secretário Reviewed by Redação on quarta-feira, maio 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

ANÚNCIOS

https://www.ibirataia.ba.gov.br/