Cobrado, Ministério da Defesa dirá ao TSE que não fez auditoria nas urnas


Cobrado pelo TSE a enviar cópia de documentos sobre eventual auditoria feita nas urnas eletrônicas, o Ministério da Defesa vai se basear na Resolução 23.673 do próprio Tribunal para dizer que não cabe às entidades fiscalizadoras a realização de auditoria das urnas eletrônicas. A pasta pretende declarar ao presidente da Corte, Alexandre de Moraes, que os militares não fizeram auditoria das urnas, mas somente fiscalizaram o sistema eletrônico de votação.

“Portanto, a equipe técnica das Forças Armadas, estritamente dentro da legalidade, não fez auditoria das urnas, limitando-se, tão somente, à fiscalização do sistema eletrônico de votação naquilo que é previsto nas normas baixadas pelo TSE”, diz uma fonte da pasta, segundo coluna do jornalista Igor Gadelha, da Metrópoles.

A resposta será dada depois de o TSE determinar nesta terça-feira (18) ao Ministério da Defesa a apresentação, em 48 horas, de cópia de documentos sobre eventual auditoria das urnas eletrônicas. Moraes também mandou o ministério informar a fonte de recursos usados para o procedimento.

A decisão atendeu a pedido protocolado pelo partido Rede Sustentabilidade. Na ação, a sigla argumenta que o presidente Jair Bolsonaro atacou o processo eleitoral, ao defender, durante uma live, a realização de auditoria privada nas urnas, além da tradicionalmente conduzida pela Justiça Eleitoral.
Cobrado, Ministério da Defesa dirá ao TSE que não fez auditoria nas urnas Cobrado, Ministério da Defesa dirá ao TSE que não fez auditoria nas urnas Reviewed by Redação on terça-feira, outubro 18, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM