Deputados querem urgência para fundo de estabilização do preço de combustíveis

Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil

Os deputados federais estão fazendo um esforço concentrado para coletar assinaturas para protocolar um requerimento de urgência para um projeto de lei que cria um fundo de estabilização dos preços de combustíveis. Líderes irão se reunir, nesta segunda-feira (20), com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para discutir a política de preços da Petrobras.

A reunião, que acontece na residência oficial do presidente da Câmara, vem de uma escalada de críticas de Lira à estatal, que anunciou, durante o feriado, novos aumentos no preço da gasolina e do diesel para as distribuidoras.

Sobre o requerimento de urgência, o deputado baiano Antônio Brito, líder do PSD, vai levar o apelo da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Caminhoneiro para que partidos assinem o documento. É preciso o recolhimento de 171 assinaturas para que o pedido seja protocolado.

A proposta em questão é de autoria do deputado Nereu Crispim (PSD-RS), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas. O projeto define que o fundo de estabilização dos derivados do petróleo terá o objetivo de reduzir a volatilidade nos preços, o que poderia ocorrer por meio de pagamento de subvenção econômica aos refinadores de petróleo e aos importadores.

O autor do projeto também pediu mudanças na política de preços da Petrobras, e além disso também criticou o presidente Jair Bolsonaro afirmando que ele está tentando se eximir da responsabilidade sobre os a escalada dos preços. "Está criando uma cortina de fumaça pra enganar para usar eleitoralmente dizendo que não tem responsabilidade, que é contra a Petrobras, contra a política de preços e contra essa exorbitância de lucratividade da Petrobras”, afirmou o deputado.

O deputado Nereu Crispim também protocolou um requerimento convocando o Ministro de Estado das Minas e Energia, Adolfo Sachsida, o atual presidente interino da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade, e o ex-presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho para prestarem esclarecimentos sobre a estatal estar pronta para retirar o controle acionário majoritário da União e sobre o preço dos combustíveis.

Sobre a convocação de Marco Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, aos caminhoneiros para um ato de protesto em frente às refinarias da Petrobras no próximo dia 27 (lembre aqui), o deputado Nereu afirmou que ele não representa a categoria. "Ele é um criminoso”, declarou o parlamentar.
Deputados querem urgência para fundo de estabilização do preço de combustíveis Deputados querem urgência para fundo de estabilização do preço de combustíveis Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, junho 20, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM