PF realiza operação para apurar desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste



A Polícia Federal (PF) deflagrou operação que investiga supostos desvios de dinheiro público na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. A ação acontece na manhã desta terça-feira (26) e conta com apoio da Controladoria Geral da União (CGU) na Bahia, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

São alvos de 14 mandados de busca e apreensão empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema.

Não há mandados contra governadores na operação. A investigação mira um contrato, no valor de cerca de R$ 45 milhões, para a compra de 300 respiradores, nunca entregues.

O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa (PT), na época presidente do consórcio, deu autorização à aquisição dos aparelhos que nunca foram entregues. O petista já negou irregularidades na compra.

Uma operação chegou a ser deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), mas o caso foi enviado ao STJ após indícios da participação do chefe do Executivo Estadual baiano.

Com informações do Bnews
PF realiza operação para apurar desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste PF realiza operação para apurar desvios na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, abril 26, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM