PF deflagra operação Tarja Preta contra organização criminosa baiana acusada de diversos crimes graves


A Polícia Federal, com auxílio da Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Administração Penitenciária e Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público, deflagrou nesta quinta-feira (24/3) a Operação TARJA PRETA, objetivando desarticular facção criminosa baiana, responsável pelo cometimento reiterado de diversos crimes graves (homicídios, tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo, organização criminosa e lavagem de dinheiro). Exército, DEPEN, BOPE/PM/MS e PM/GO também apoiaram a operação.

Policiais saíram às ruas para cumprir 35 mandados de prisão preventiva e 46 mandados de busca e apreensão em residências e presídios localizados nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Santa Catarina. As ordens de prisão e de busca foram emitidas pelo Juízo da Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa da Comarca de Salvador/BA. A Justiça também determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes da facção, bem como o bloqueio de 40 contas bancárias por eles usadas.


As investigações, iniciadas em maio de 2020, revelaram o organograma da facção e as funções desempenhadas por cada um de seus membros. Apurou-se que grande parte das ordens para o cometimento de diversos crimes graves e violentos foi emanada de dentro de presídios.

Os dois principais líderes da ORCRIM estão sendo transferidos para Presídio Federal, por meio de aeronave pertencente à Polícia Federal. Constatou-se que, mesmo presos, referidos indivíduos continuavam comandando a facção criminosa.

Por três anos consecutivos, a Bahia tem ocupado o primeiro lugar no ranking nacional de mortes violentas (5.099 em 2019; 5.276 em 2020; e 5.099 em 2021). O trabalho integrado deflagrado pelos órgãos de segurança pública nesta data contribui significativamente para atenuar essa triste realidade.

Com Informações do Verdinho Itabuna
PF deflagra operação Tarja Preta contra organização criminosa baiana acusada de diversos crimes graves PF deflagra operação Tarja Preta contra organização criminosa baiana acusada de diversos crimes graves Reviewed by Redação on quinta-feira, março 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM