Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre tuberculose para os profissionais municipais


O dia 24 de Março foi eleito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em razão disso a Prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, na manhã dessa quarta-feira, 16, uma palestra para qualificação dos profissionais da pasta no município.

Com o tema, Atualização no Manejo Clínico da Tuberculose, o palestrante Alan Machado, que é enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da base regional de Jequié, referência técnica de tuberculose, falou sobre os sintomas, formas de prevenção e como tratar os pacientes com a doença.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculose ou bacilo de Koch. Os sintomas mais comuns são respiratórios, como tosse seca e com sangue, dor no peito ao tossir e dificuldade para respirar. É importante que a pessoa consulte o infectologista ou o clínico geral assim que surgirem os primeiros sintomas indicativos de tuberculose, pois assim é possível iniciar o tratamento logo em seguida, que costuma ser feito com uma combinação de antibióticos.

Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação
Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre tuberculose para os profissionais municipais Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre tuberculose para os profissionais municipais Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, março 17, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

ANÚNCIOS