Secretário diz que mortes no presídio de Mata Escura foram por 'disputa de espaço'

Foto: Reprodução / SSP-BA

O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, avaliou que a rebelião que aconteceu no último domingo (20), dentro do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, foi motivada por "disputa de espaço". Segundo ele, as mortes ocasionadas pelo motim podem ter "repercussão", inclusive, na rua.

"Uma das vítimas fatais já tinha, inclusive, [cometido] várias mortes, e a polícia está apurando. É a polícia quem vai nos dizer o que aconteceu, para que a gente possa abrir inquéritos", disse Nestor nesta segunda-feira (21) em entrevista para a TV Bahia.

Além de cinco internos mortos, 17 detentos foram feridos durante a rebelião na Lemos de Brito. Houve ainda uma tentativa de fuga e policiais prisionais foram feridos com golpes de facas e facões.
 
O secretário questionou a entrada de armas no local. "Como é que essas coisas entram na unidade prisional? Nós temos um scanner lá na PLB [Penitenciária Lemos Brito], mas o contrato do scanner venceu. Mas nós temos uma esteira, que a pessoa passa. Nós estávamos com visitas suspensas durante quase um ano. Nós fazemos as vistorias, que são chamadas de baculejo, a cada 10, 15 dias".

Na penitenciária em que a rebelião aconteceu, estão presoss apenas homens já condenados em regime fechado. Conforme apontou a Seap, 1116 internos estão presos na unidade, excedendo a capacidade máxima, que é de 771 vagas.

O Sindicato dos Servidores da Polícia Penal do Estado da Bahia (Sinsppeb) afirmou que apenas três pessoas trabalhavam na penitenciária durante o motim. A informação foi confirmada pela Seap, mas, segundo a pasta, não há um déficit de agentes penitenciários no estado.

Equipes dos Batalhões de Choque e de Patrulha Tático Móvel (Patamo) da Polícia Militar reforçaram o policiamento no presídio nesta segunda. No domingo, um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) sobrevoou a região.

Durante a rebelião, familiares de internos estiveram no presídio para protestar pedindo informações sobre a situação deles. O Sindicato dos Rodoviários chegou a suspender a circulação dos ônibus na região, mas o transporte foi normalizado no mesmo dia.
Secretário diz que mortes no presídio de Mata Escura foram por 'disputa de espaço' Secretário diz que mortes no presídio de Mata Escura foram por 'disputa de espaço' Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, fevereiro 21, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM