Ministério da Saúde avalia reclassificar Covid-19 no Brasil para endemia


O Ministério da Saúde estuda reclassificar a Covid-19 como uma endemia — doença frequente em determinada região, que pode ser sazonal, como a gripe. O rebaixamento dependerá de critérios que ainda não foram definidos.

O ministro Marcelo Queiroga diz que a decisão respeitará o cenário epidemiológico: “É uma tendência no mundo”. Na terça-feira, o Reino Unido anunciou o fim de todas as restrições sanitárias. A Organização Mundial da Saúde, no entanto, continua a considerar a Covid uma doença pandêmica.

O que dizem os especialistas: “Estamos caminhando para o fim da pandemia”, afirma o infectologista Julio Croda, pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Em entrevista, Croda explica o que pode definir o início da endemia, projeta o fim do uso de máscaras e alerta para a necessidade de quarta dose para idosos.
Ministério da Saúde avalia reclassificar Covid-19 no Brasil para endemia Ministério da Saúde avalia reclassificar Covid-19 no Brasil para endemia Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, fevereiro 24, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO