Bahia teve menor área de seca do país em janeiro, aponta monitor


                                        Foto: Reprodução / Grupamento Aéreo da PM- BA

A Bahia registrou a menor área com seca do país em janeiro passado. O estado também foi o que mais reduziu a área com seca no próprio território desde 2014. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (22) pelo Monitor de Secas e são referentes ao primeiro mês de 2022. Conforme o levantamento, antes dos 17% de janeiro, a Bahia havia reduzido a área com seca para 27% em dezembro passado, mês em que registrou o maior volume de chuvas no mundo (ver aqui).


Na amostragem, o Monitor também apontou recuo da área com seca moderada, que caiu de 6%, em dezembro, para 2%, em janeiro. O Monitor divide o tipo de seca em cinco grupos: fraca, moderada, grave, extrema e excepcional. Nenhum território baiano figura nos três últimos gêneros de seca.


Clique na imagem para ver o gráfico ampliado

NORDESTE

Na mesma pesquisa, o Nordeste foi a região do país que mais reduziu a área com seca. A região registrou área de 34%, ante 43% anotado um mês antes. O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e apresenta os dados de acordo com pesquisas de órgãos estaduais.


No caso da Bahia, o estudo colheu informações do Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos].
Bahia teve menor área de seca do país em janeiro, aponta monitor Bahia teve menor área de seca do país em janeiro, aponta monitor Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, fevereiro 22, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO