Dois casos da Influenza H3N2 são confirmados em Ipiaú

 


A Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na noite dessa terça-feira (04), a existência de dois casos da gripe H3N2, em Ipiaú. A informação foi confirmada ao GIRO pela secretária de Saúde Laryssa Dias. Os dois pacientes diagnosticados são jovens, do sexo masculino, e profissionais de saúde. A secretária informou que ambos estão em bom estado de saúde.

A nova variante da Influenza A que está circulando em todo o país tem feito um grande número de vítimas que estão lotando as unidades hospitalares. Em visita ao município de Ipiaú nesta terça-feira (04), a secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim, anunciou a instalação de um gripário no Hospital Geral de Ipiaú.

Larissa Dias informou que as unidades básicas de saúde do município estão recebendo pacientes com Síndrome Gripal e que o Posto Elvídeo dos Santos continua sendo a referência central para reforçar os atendimentos. Pelo fato de o influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

A leptospirose é outra preocupação da secretária. “Essa é outra doença de notificação compulsória que nos preocupa nesse momento de desastre ambiental pós enchentes”, comentou Larissa. Ela ainda acrescentou que está funcionando um centro de realização de coleta de testagem para leptospirose na Policlínica Municipal, na Avenida Dois de Dezembro, às terças e quintas, das 14h às 17h.

O município de Ipiaú tem um caso sob suspeita. Amostras de sangue foram coletadas do paciente notificado e encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) que realizará o exame para emitir o diagnóstico. 

Com informações do Giro Ipiaú
Dois casos da Influenza H3N2 são confirmados em Ipiaú Dois casos da Influenza H3N2 são confirmados em Ipiaú Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, janeiro 04, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM