MP denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas por dispensa ilegal de licitação

 


O ex-prefeito de Teixeira de Freitas João Bosco Bittencourt foi denunciado pelo Ministério Público estadual à Justiça. Segundo o promotor de Justiça, Alex Bezerra Bacelar, no ano de 2013, ele dispensou licitação fora das hipóteses previstas em lei. João Bosco, explica o promotor, contratou empresa especializada em auditoria e diagnóstico por meio de processos de inexigibilidade de licitação que custaram R$ 74,8 mil aos cofres públicos municipais.

Alex Bacelar diz ainda que o MP recebeu representação do Tribunal de Contas do Município (TCM) contra o ex-prefeito. As investigações do órgão constataram que ele contratou a empresa Tapety e Barreto Consultoria Ltda com fundamento na inexigibilidade da licitação por haver inviabilidade de competição para contratação de serviços técnicos especializados de natureza singular ou com profissionais ou empresas de notória especialização. “No entanto, conforme exposto pelo TCM, a inexigibilidade tem como característica a inviabilidade de competição, o que não ocorreu, visto que no município existiam diversas empresas prestadoras daquele serviço”, destaca o promotor. Ele complementa que, além da inexigibilidade da licitação, constatou-se outras irregularidades, como ausência de fiscal do contrato, de documentação da regularidade fiscal e falta de certidões negativas de FGTS/INSS durante a realização do contrato, de cotação de preços, de comprovação de que os serviços foram realizados, de publicação das dispensas e da inexigibilidade e de publicação resumida dos instrumentos contratuais na imprensa oficial, “elementos fundamentais para formação da conduta dolosa do acusado”.

MP denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas por dispensa ilegal de licitação MP denuncia ex-prefeito de Teixeira de Freitas por dispensa ilegal de licitação Reviewed by Giro Ibirataia on sábado, dezembro 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM