Xique-Xique: 53 pessoas submetidas a condições subumanas são resgatados


Cinquenta e três lavradores no município de Xique-Xique, no Sertão da Bahia, foram resgatados durante uma operação de fiscalização de trabalho escravo. A ação teve início no último dia 22 e foi encerrada nesta última quarta-feira (29).

Os trabalhadores, do Ceará e do Piauí, atuavam na extração de folhas e pó da carnaúba e palmeira espinhenta nas comunidades de Saco dos Bois e Pedra Vermelha.

O resgate foi feito pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), do Ministério do Trabalho e contou com a participação de representantes da Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), e os Ministérios Públicos Federal (MPF) e do Trabalho (MPT).

Segundo o MPT, os trabalhadores estavam alojados em galpão, alpendres, construções inacabadas e casas de moradores locais. Em um dos alojamentos, não havia cobertura e proteção lateral contra intempéries, os alimentos eram acondicionados em sacos e depositados diretamente no chão e as refeições eram preparadas sobre tijolos. Não havia qualquer estrutura para a lavagem das roupas, o que obrigava os trabalhadores a lavar as roupas de cócoras, sob o sol, em lugar improvisado. Sete dos resgatados dormiam no mato, embaixo de árvores, sobre pedaços de palha e panos velhos ou em redes próprias penduradas em galhos. Além disso, nos abrigos e nas frentes de serviço não havia instalação sanitária, chuveiro, lavatório ou lavanderias.

Os empregadores firmaram termo de ajuste de conduta e se comprometeram a pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores, calculadas em R$170 mil, e a indenizar a sociedade em R$210 mil.

Todos os empregados resgatados terão direito a três parcelas do Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado, emitidas pelos auditores-fiscais do trabalho. Eles foram encaminhados aos órgãos municipais de assistência social das respectivas cidades para atendimento prioritário.
Xique-Xique: 53 pessoas submetidas a condições subumanas são resgatados Xique-Xique: 53 pessoas submetidas a condições subumanas são resgatados Reviewed by Redação on sexta-feira, outubro 01, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM