Gatos são mortos por envenenamento na Rua Jaldo Reis; caso foi registrado na delegacia de Ipiaú


Ao menos quatro gatos foram mortos por envenenamento nos últimos dias na Rua Jaldo Reis, centro de Ipiaú. O caso de crime de maus-tratos contra animais foi registrado pela tutora de dois dos felinos, na tarde de quarta-feira (25), na delegacia local. No telhado da casa foram encontradas calabresas recheadas do veneno conhecido popularmente como ‘chumbinho’.

Calabresa envenenada encontrada em telhado.

A nutricionista Luana Pereira, responsável pelo casal de gatos ‘Filomena’ e ‘Candinho’, conta que a morte dos animais está causando muita tristeza na família, principalmente aos seus pais que são idosos e eram muito “apegados” aos gatos. Um deles vivia na casa há mais de cinco anos. O casal felino era castrado e não tinha costume de sair de casa.

“A princípio apareceu a gata morta e quarenta minutos depois apareceu o gato agonizando dentro de casa. Quando eu sair na rua soube das outras mortes (…) está um sofrimento muito grande aqui em casa, meus pais eram muito apegados a eles”, lamentou Luana. A tutora conta que o veneno usado para matar os gatos da sua casa foi encontrado por um pedreiro no telhado do imóvel. O material foi recolhido e apresentado no Complexo Policial de Ipiaú.

Denúncia

O caso foi registrado na delegacia, que deve iniciar as investigações. Caso alguém tenha informações sobre suspeita de quem seja o autor ou autora do crime pode denunciar anonimamente na delegacia através do telefone (73) 3531 6910. Vale ressaltar que em Ipiaú algumas pessoas já foram presas e respondem judicialmente pelos crimes de maus-tratos a animais.

Pena para o crime

Com o objetivo de frear os maus-tratos contra animais, o Presidente Jair Bolsonaro sancionou em setembro de 2020 a Lei 1.095/2019, que aumentou a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo, aí, cães e gatos, que acabam sendo os animais domésticos mais comuns e as principais vítimas desse tipo de crime. A nova lei cria um item específico para esses animais. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Com Informações do Giro Ipiaú
Gatos são mortos por envenenamento na Rua Jaldo Reis; caso foi registrado na delegacia de Ipiaú Gatos são mortos por envenenamento na Rua Jaldo Reis; caso foi registrado na delegacia de Ipiaú Reviewed by Redação on quinta-feira, agosto 26, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM