Infectologista defende vacinação em adolescentes para diminuir disseminação do vírus

 


O início das aulas semipresenciais na Bahia e em outros locais do país, trouxe uma discussão de volta à tona. A vacinação contra a Covid-19 em crianças e adolescentes é segura? No Brasil, apenas a vacina da Pfizer tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada neste público alvo.

Ao bahia.ba, a infectologista Dra. Clarissa Cerqueira ressaltou, nesta quarta-feira (21), que a inclusão dos adolescentes no calendário de vacinação é extremamente importante para impedir a disseminação do vírus e suas variantes.

“A importância da vacinação desse público, é que como são as pessoas mais ativas, que saem e aglomeram mais, elas também acabam adoecendo mais e transmitindo o vírus com mais facilidade. É importante vacinar para evitar que essa faixa etária adoeça e perpetue o ciclo de transmissão. Com o início das aulas, essa faixa etária vai circular mais ainda”, disse.

A expectativa é de que, com novos testes, outros imunizantes recebam a liberação no Brasil.

Um estudo publicado na Revista Científica ‘The Lancet Infectious Diseases’ demonstrou que a vacina Coronavac desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é segura para a população de três a 17 anos. As conclusões foram obtidas nos estudos clínicos conduzidos pela Sinovac e publicados em um comunicado no site da farmacêutica.

O Butantan, por meio de uma nota publicada em seu portal oficial, informou que o estudo avaliou 550 crianças de três a 17 anos para medir a segurança, a tolerabilidade e a imunogenicidade da aplicação de duas doses da Coronavac com um intervalo de 28 dias entre elas. Após a segunda dose, a vacina foi capaz de gerar anticorpos em 96% dos voluntários do estudo.




No entanto, até o momento, a Coronavac e outros dois imunizantes aprovados no Brasil, Oxford e Janssen, têm indicações para aplicação somente em pessoas acima dos 18 anos.

Infectologista defende vacinação em adolescentes para diminuir disseminação do vírus Infectologista defende vacinação em adolescentes para diminuir disseminação do vírus Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, julho 21, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM