Brasil exporta ilegalmente cerca de 19 toneladas de ouro por ano, diz coluna


Em 2020, o Brasil exportou 111 toneladas de ouro, por um valor de US$ 4,9 bilhões. Desse total, no entanto, 17% (ou 19 toneladas) das exportações são ilegais, de acordo com um estudo inédito do Instituto Escolhas, um think tank que desenvolve estudos e análises sobre economia e meio ambiente. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, a produção dessas 19 toneladas não foi registrada ou não estava vinculada a algum título que autorizasse a extração, segundo o levantamento.

As estimativas baseadas nos dados de recolhimento da Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), revelam que o Brasil produziu no ano passado apenas 91,9 toneladas de ouro, sendo que 485 kg não tinham um título para a extração do metal. Outras 18,6 toneladas não foram contabilizadas em qualquer registro de produção.
Brasil exporta ilegalmente cerca de 19 toneladas de ouro por ano, diz coluna Brasil exporta ilegalmente cerca de 19 toneladas de ouro por ano, diz coluna Reviewed by Redação on terça-feira, julho 27, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM