Dário Meira: Mãe de criança acusa secretaria de saúde de descaso com determinação judicial


Uma mãe desesperada entrou em contato com a redação do site Giro Ipiaú, na manhã dessa quarta-feira (16), para fazer uma denúncia quanto ao tratamento que vem sendo dado pela Secretária de Saúde de Dário Meira. De acordo com relatos da mulher identificada como Saula Maria da Silva Santos, sua filha de 7 anos, é autista, sofre com um quadro de epilepsia, além de ter histórico de portadora de um tumor cerebral. A pequena Lídia Gabriela Santos de Souza chegou a realizar cirurgia em 2018, porém desde então passou a fazer uso de medicação controlada.

Segundo a denunciante, a Secretaria de Saúde de Dário Meira, vem descumprindo uma determinação da Justiça, após notificação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) para que o município forneça ou realize o pagamento dos medicamentos, em favor da sua filha. A mãe de Letícia revelou que entrou com uma ação na Justiça em 2020 e que o município já chegou a fornecer os medicamentos e depósito financeiro, porém a última vez que isso ocorreu foi no dia 10 de maio deste ano. Sua filha faz utiliza pelo menos três medicamentos de uso controlado.

Ainda segundo a denunciante, na manhã desta quarta-feira (16), por conta da falta da medicação, sua filha chegou a desmaiar e teve que ser socorrida às pressas para uma unidade de saúde do município e devido ao seu quadro clínico, transferida para o Hospital Geral de Ipiaú. Aflita com essa situação, Saula Maria acredita que o atraso no fornecimento da medicação controlada está contribuindo para a piora da saúde de sua filha e por conseguinte ocorrência de novas crises.

Secretaria de Saúde comenta

A equipe de reportagem do Giro Ipiaú manteve contato com o Coordenador de Saúde do município de Dário Meira, Acácio Monteiro Lisboa que falou sobre o assunto. “A gente tem extrato comprovando a ajuda de custo. Esse medicamento que a menina toma não é medicamento da farmácia básica, porém a secretaria dá uma ajuda de custo sim, para essa paciente. Só que a gente recebeu algumas denúncias de próprios familiares que a mãe estava usando dessa ajuda de custo para fazer outras coisas, estava deixando de comprar a medicação dessa menina. A gente tem extrato, tem relatório de tudo aqui”, explicou Acácio ao GIRO IPIAÚ.

Com Informações do Giro Ipiaú
Dário Meira: Mãe de criança acusa secretaria de saúde de descaso com determinação judicial Dário Meira: Mãe de criança acusa secretaria de saúde de descaso com determinação judicial Reviewed by Redação on quarta-feira, junho 16, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM