Pesquisadores da Uesb descobrem tipo de granola feita com farinha de cogumelo


Já experimentou granola no açaí, iogurte ou salada de fruta? Prática e deliciosa, a iguaria pode ficar ainda mais saudável. Isso porque, desde 2015, o Grupo de Pesquisa de Analises Químicas e Sensoriais de Alimentos da Uesb, coordenado pela professora Silmara Carvalho, no campus de Itapetinga, trabalha testando possibilidades de produtos usualmente consumidos com a adição de cogumelos na forma de farinha. A partir disso, foi desenvolvida uma granola rica em nutrientes bioativos e com potencial medicinal.

Foto: Divulgação/Uesb

De acordo com Carvalho, “muitos cogumelos comestíveis apresentam uma diversa qualidade nutricional por apresentarem excelentes teores de proteínas, baixos teores de gordura e carboidratos de alto índice glicêmico. Algumas espécies são consideradas como alimento medicinal por apresentarem, na sua composição, componentes químicos que agem no organismo humano como medicamentos”.

A expectativa dos pesquisadores sobre os benefícios em adicionar cogumelos na formulação da granola é ampliar a diversidade de compostos bioativos existente na formulação tradicional, alterando, dessa forma, a composição dos ingredientes utilizados. Além disso, a produção busca incentivar o consumo de cogumelos, visto que “são alimentos de cultivo rápido e utilizam-se de diferentes matérias orgânicas para se desenvolver, como resíduos agroindustriais”, explica Carvalho.

Até o presente momento, a formulação alimentícia já é considerada como um produto parcialmente concluído, com análise de qualidade e nutricional confirmadas e alguns constituintes bioativos quantificados e observada a sua manutenção após o processo de preparo. Agora, os próximos passos para a equipe de pesquisadores são o aprimoramento do produto, da produção e da gestão empresarial.

Empreendedorismo acadêmico – O potencial empreendedor e inovador da pesquisa foi reconhecido por meio do Edital lançado pelo Programa Centelha Bahia, vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado da Bahia (Secti) e com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em 2019.

O objetivo do Centelha Bahia é estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou de processos inovadores e apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, a geração de empresas de base tecnológica, a partir da transformação de ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos do estado da Bahia.

O projeto da formulação alimentícia com aplicação de cogumelo foi uma das 932 ideais inovadoras que submeteram trabalho ao Edital, que contou com três fases. Com a aprovação do projeto, os pesquisadores envolvidos no estudo têm a possibilidade de transformá-lo em um produto final a ser comercializado, vinculado a uma microempresa alimentícia e de desenvolvimento. “Para uma Instituição pública, situada no interior do estado, a aprovação deste projeto poderá ampliar a visibilidade da Uesb, dos cursos de graduação e de pós-graduação do campus de Itapetinga e, acima de tudo, mostrar para a comunidade local que estudar na Uesb pode trazer não só um potencial de conhecimento acadêmico-científico, mas um potencial empreendedor” complementou Carvalho.

Mariana Ferreira Alves, pesquisadora egressa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade e sócia-proprietária na empresa alimentícia, conta que o incentivo de bolsas de Inovação Tecnológica permitiu o crescimento da pesquisa e, consequentemente, do empreendedorismo. “Essas iniciativas são indispensáveis para o surgimento de empresas como esta, que nascem a partir de um projeto de pesquisa composto pela maioria de mulheres que dedicaram sua vida acadêmica a pesquisas que tivessem algum benefício à sociedade”, frisou.

Com Informações do Giro Ipiaú
Pesquisadores da Uesb descobrem tipo de granola feita com farinha de cogumelo Pesquisadores da Uesb descobrem tipo de granola feita com farinha de cogumelo Reviewed by Redação on terça-feira, maio 25, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM