Ibirataia: ADAB e Secretaria de Agricultura discutem com açougueiros regularização do matadouro municipal



Reuniram-se na última semana, o Secretário Municipal de Agricultura de Ibirataia, João Matheus Araújo, o Médico Veterinário da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Dr. José Oliveira Cardeal, mais diversos prepostos do órgão e do Frigorifico Sol de Jequié, no sentido de efetivar uma palestra para os açougueiros locais demonstrando a necessidade de se ater a qualidade da carne, tanto do animal no abate quanto no acondicionamento do produto, para evitar disseminação de doenças e prejuízos na população de modo geral.


Depois da palestra, os representantes fizeram uma vistoria no açougue, no abate e no matadouro municipal, constatando diversas irregularidades, motivo pelo qual se firmou uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com o prazo de 60 (sessenta) dias, prorrogáveis por mais 60, para que os empreendedores da cidade, possam se adequar às normas legais vigentes, ou em último caso, que esses animais passem a ser abatidos em frigoríficos de cidades vizinhas.

O responsável pela pasta já está tomando as providências, no sentido de formalizar a criação da ‘Associação dos Açougueiros’, para que o grupo possa ser autossuficiente na questão de obtenção de bancadas refrigeradas para os açougues, caminhão baú e caminhão boiadeiro, caso seja necessário.

A ADAB ainda se comprometeu a mandar uma equipe técnica para revitalizar a câmara frigorifica, além de promover cursos de higiene com a carne e corte nobres. 

(Coordecom / Prefeitura de Ibirataia)
Ibirataia: ADAB e Secretaria de Agricultura discutem com açougueiros regularização do matadouro municipal Ibirataia: ADAB e Secretaria de Agricultura discutem com açougueiros regularização do matadouro municipal Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, maio 18, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM