Jaques Wagner cobra informações sobre viagem de Eduardo Bolsonaro aos EUA



Após um portal de notícias americano informar que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) teria participado das articulações para a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, o senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou um requerimento ao Ministério das Relações Exteriores para que a pasta envie ao Senado informações sobre a viagem do terceiro filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo o site Proof, de jornalismo investigativo, na viagem em questão Eduardo teria participado de uma reunião com familiares e assessores do então presidente americano Donald Trump para discutir ações de resistência à posse do presidente eleito, Joe Biden.

“Trata-se de denúncia gravíssima, que, se comprovada, demonstraria a participação do governo brasileiro, ainda que indiretamente, numa conspiração que resultou em atos ilegais e violentos contra a democracia norte-americana. Atos que chocaram não só os Estados Unidos, mas todo o mundo”, ressaltou Wagner, ao justificar o requerimento em seu portal oficial.

“Salientamos que, caso comprovada, essa participação do governo brasileiro nessa conspiração antidemocrática tem o potencial de prejudicar profundamente as estratégicas relações bilaterais com os americanos e a imagem, já muito abalada, do Brasil no exterior”, completou.

Por isso, Wagner pontua que o ministro Ernesto Araújo precisa esclarecer se houve apoio da Embaixada do Brasil para essa viagem, se o convite foi encaminhado por canais oficiais, se o órgão sabia da reunião realizada com os filhos e assessores de Trump, se tal agenda fazia parte da agenda oficial e se foi produzido por algum relatório sobre o encontro.

Na segunda-feira (8), Eduardo negou que tenha participado de qualquer "reunião secreta" nos Estados Unidos. “Eu queria ser tão poderoso como falam que eu sou”, disse.

Com Informações do Bahia Notícias
Jaques Wagner cobra informações sobre viagem de Eduardo Bolsonaro aos EUA Jaques Wagner cobra informações sobre viagem de Eduardo Bolsonaro aos EUA Reviewed by Redação on terça-feira, março 09, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM