Clínicas privadas brasileiras negociam compra de vacina da Índia


A corrida pela imunização contra a Covid-19 mobiliza a rede privada de saúde. Em meio a indefinições do Ministério da Saúde, a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) articula a compra de 5 milhões de doses do imunizante Covaxin, produzido pelo laboratório Bharat Biotech, da Índia.

Nesta segunda-feira (04/01), uma delegação da entidade, que representa 200 associadas, embarca para a Índia com a missão de conhecer detalhes do imunizante. A importação do produto não produzirá desfalque à rede pública — o governo brasileiro não mantém negociações com o laboratório indiano.

No sábado, o produto recebeu aval para uso emergencial na Índia, o que foi criticado por parte da comunidade científica do país, sob argumento de falta de transparência nos estudos. A taxa de eficácia da Covaxin não foi divulgada. A fase 3 dos testes ainda está em andamento. A associação brasileira acredita que a pesquisa pode ser concluída ainda em janeiro.

O governo brasileiro segue apostando no imunizante da AstraZeneca/Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação de 2 milhões de doses da vacina, e a carga pode chegar ao país este mês. O produto ainda não recebeu autorização para uso emergencial.

Enquanto isso, a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia criou barreiras para a exportação de agulhas e seringas. Desde 1º de janeiro, passou a exigir uma licença especial para autorizar a venda ao exterior. A medida foi tomada em meio à dificuldade do governo de comprar os insumos necessários para a campanha nacional de vacinação.

O Brasil se aproxima dos 200 mil óbitos por Covid-19. Domingo, o país chegou a 196.029 vítimas da doença, enquanto contabiliza 7,7 milhões de infecções confirmadas. No mundo, apenas nos dois primeiros dias de 2021 foram notificados mais de 1,1 milhão de novos casos — já são mais de 85 milhões de contágios e 1,8 milhão de mortes. 

Com informações do Giro Ipiaú
Clínicas privadas brasileiras negociam compra de vacina da Índia Clínicas privadas brasileiras negociam compra de vacina da Índia Reviewed by Redação on terça-feira, janeiro 05, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM