Jerônimo culpa Bolsonaro por empréstimos bilionários e diz que Bahia foi “penalizada”
Redes sociais/Jerônimo RodriguesO governador Jerônimo Rodrigues (PT) atribuiu ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a responsabilidade pelo volume de empréstimos contratados pelo Estado nos primeiros três anos de sua gestão. A declaração foi dada durante entrevista à Band News, nesta segunda-feira (29/12).
Segundo Jerônimo, os cerca de R$ 27 bilhões em empréstimos solicitados até agora seriam uma forma de recompor perdas financeiras acumuladas durante o governo Bolsonaro, período em que, de acordo com ele, a Bahia teria sido preterida pelo governo federal.
“Nós ficamos quatro anos com o governo Bolsonaro sem liberar um empréstimo. A Bahia foi penalizada. Parte desses empréstimos é uma compensação do que nós não tivemos”, afirmou o governador.
Jerônimo também citou o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), ao dizer que, durante sua gestão, o Estado enfrentou dificuldades para captar recursos. Segundo ele, Rui não conseguiu aprovar operações de crédito e precisou recorrer à Justiça para garantir financiamentos.
“O ex-presidente não mandou recursos, somente na pandemia, forçado. Não veio recurso para a saúde, que é uma obrigação do SUS”, declarou.
Apesar das críticas, Jerônimo sustentou que a Bahia mantém uma boa situação fiscal, mesmo com o alto volume de empréstimos, e afirmou que os recursos são necessários para garantir investimentos e a recuperação de áreas consideradas estratégicas pela gestão estadual.
Jerônimo culpa Bolsonaro por empréstimos bilionários e diz que Bahia foi “penalizada”
Reviewed by Giro Ibirataia
on
terça-feira, dezembro 30, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário