Ibirataia: Analista do Ibama se manifesta sobre apreensão de animais silvestres em fazenda
Ibama durante ação na fazenda (Foto: Redes Sociais)Um homem que se apresentou como Daniel Dantas, analista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entrou em contato com a redação do GIRO IPIAÚ para comentar a operação que resultou na apreensão de animais silvestres em uma fazenda na zona rural de Ibirataia, no último dia 26 de novembro. O caso ganhou repercussão após matéria publicada pelo site relatar o sofrimento da idosa Nicézia Muniz Ferreira, de 92 anos, que criava os animais há décadas no local.
Araras encontradas em cativeiroSegundo o analista, a ação foi motivada por uma denúncia encaminhada ao órgão ambiental. “Chegou uma denúncia no Ibama, e a gente foi apurar. No local, encontramos diversos animais silvestres que, de forma alguma, poderiam estar ali. Não é verdade que os animais estavam soltos. As araras estavam em gaiolas, em cativeiro. Um papagaio também estava na gaiola, os macacos estavam aprisionados. Todos os animais estavam em cativeiro e não havia qualquer tipo de documentação que justificasse a posse legal”, afirmou. Ainda de acordo com ele, também foram encontrados jabutis e um periquito, configurando, segundo o Ibama, crime ambiental.
O analista acrescentou que todos os procedimentos legais foram adotados durante a operação. “Lavramos o auto de infração, aplicamos multa e fizemos o termo de apreensão dos animais, que foram encaminhados ao centro de triagem para reabilitação. Constatamos também que os animais não estavam 100% sadios. Alguns estavam bastante debilitados, quer seja por uma falta de alimentação adequada, quer seja simplesmente pelo cativeiro em si”, completou.
Animais criados na fazenda pela idosaA apreensão, especialmente dos macacos e das araras que viviam há muitos anos na propriedade, gerou comoção na região. Moradores relataram nas redes sociais que já haviam presenciado o que consideraram como excelentes cuidados dispensados aos animais na fazenda.
Dona Nicézia segue bastante abalada com a separação e tenta, na Justiça, reaver a guarda dos bichos. No local, a reportagem do GIRO constatou a existência de áreas fechadas com telas que, segundo a idosa, eram utilizadas como abrigo no período da noite, e no período da manhã eram soltos. Ela também afirmou que vizinhos frequentemente informavam ter visto suas araras sobrevoando propriedades próximas. O caso segue em acompanhamento pela nossa reportagem.
Com informações do Giro Ipiaú
Ibirataia: Analista do Ibama se manifesta sobre apreensão de animais silvestres em fazenda
Reviewed by Giro Ibirataia
on
terça-feira, dezembro 09, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário