Maioria dos brasileiros não quer Lula candidato em 2026, aponta Genial/Quaest
Foto: Joédson Alves/Agência BrasilA pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (13/11) mostra que 59% dos brasileiros acreditam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deveria concorrer à reeleição em 2026. O índice voltou a subir após uma leve melhora registrada em outubro, quando o percentual de rejeição havia caído para 56%. Já 38% dos entrevistados defendem que Lula tente um novo mandato.
O levantamento também avaliou a percepção do eleitorado em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que está inelegível. 67% dos brasileiros afirmam que Bolsonaro deveria desistir da disputa e apoiar outro nome, enquanto 26% defendem que ele mantenha a candidatura, mesmo diante das restrições jurídicas.
A pesquisa investigou ainda qual seria o melhor cenário eleitoral para o Brasil, segundo a opinião pública. Para 24% dos entrevistados, o ideal seria a vitória de um nome que não tenha ligação com Lula ou Bolsonaro. Em seguida, 23% preferem a reeleição de Lula. Outros 17% acreditam que o país deveria ser comandado por alguém de fora da política.
O cenário pró-Bolsonaro aparece dividido. 15% defendem que o ex-presidente volte a ser elegível e vença a eleição, enquanto 11% acham que o melhor nome seria alguém apoiado por ele. Um candidato apoiado por Lula é a escolha de 5% dos entrevistados. Outros 5% não souberam responder.
A Genial/Quaest realizou o levantamento entre os dias 6 e 9 de novembro, com 2.004 entrevistados de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%.
Maioria dos brasileiros não quer Lula candidato em 2026, aponta Genial/Quaest
Reviewed by Giro Ibirataia
on
sexta-feira, novembro 14, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário