Sem apoio de Lula, governadores de oposição criam “consórcio da paz”

Redes sociais 

Após a operação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta quarta-feira (29/10), a criação de um “consórcio da paz” entre governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo se reuniu na capital fluminense para discutir estratégias conjuntas de combate ao crime organizado.

O encontro contou com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil, Goiás), Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Jorginho Mello (PL, Santa Catarina), Eduardo Riedel (PP, Mato Grosso do Sul) e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência.

Durante a coletiva, Castro afirmou que o consórcio será sediado no Rio de Janeiro e terá como objetivo integrar esforços entre os estados no enfrentamento às facções criminosas.

“Dentre o que conversamos aqui, uma proposta clara: a criação, no âmbito dos estados, de um consórcio da paz. Um consórcio entre governadores para dividirmos experiências, soluções e ações de combate ao crime organizado”, disse o governador do RJ.

Segundo o governador Jorginho Mello, o grupo pretende atuar de forma integrada. “Na proposta, vamos unir os estados com todos os meios possíveis — contingente, inteligência e recursos. O que tiver que ser feito, será feito”, afirmou.

O governador Ronaldo Caiado aproveitou a reunião para criticar o governo federal e a PEC da Segurança Pública, proposta defendida pelo presidente Lula.

“O único objetivo do governo federal é tirar dos governadores as diretrizes gerais da segurança pública. Querem transferir isso para o Ministério da Justiça. Não temos dificuldade de integração, temos dificuldade pela ausência do governo”, disse Caiado.

A PEC da Segurança Pública, segundo o Governo Lula, propõe unificar as políticas de segurança dos estados e municípios sob coordenação da União. O texto ainda tramita no Congresso.
Sem apoio de Lula, governadores de oposição criam “consórcio da paz” Sem apoio de Lula, governadores de oposição criam “consórcio da paz” Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, outubro 31, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário

BANNER 728X90 INTERNO