Sem apoio de Lula, governadores de oposição criam “consórcio da paz”
Redes sociais Após a operação policial no Rio de Janeiro que deixou 121 mortos, o governador Cláudio Castro (PL) anunciou, nesta quarta-feira (29/10), a criação de um “consórcio da paz” entre governadores de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O grupo se reuniu na capital fluminense para discutir estratégias conjuntas de combate ao crime organizado.
O encontro contou com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil, Goiás), Romeu Zema (Novo, Minas Gerais), Jorginho Mello (PL, Santa Catarina), Eduardo Riedel (PP, Mato Grosso do Sul) e da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou por videoconferência.
Durante a coletiva, Castro afirmou que o consórcio será sediado no Rio de Janeiro e terá como objetivo integrar esforços entre os estados no enfrentamento às facções criminosas.
“Dentre o que conversamos aqui, uma proposta clara: a criação, no âmbito dos estados, de um consórcio da paz. Um consórcio entre governadores para dividirmos experiências, soluções e ações de combate ao crime organizado”, disse o governador do RJ.
Segundo o governador Jorginho Mello, o grupo pretende atuar de forma integrada. “Na proposta, vamos unir os estados com todos os meios possíveis — contingente, inteligência e recursos. O que tiver que ser feito, será feito”, afirmou.
O governador Ronaldo Caiado aproveitou a reunião para criticar o governo federal e a PEC da Segurança Pública, proposta defendida pelo presidente Lula.
“O único objetivo do governo federal é tirar dos governadores as diretrizes gerais da segurança pública. Querem transferir isso para o Ministério da Justiça. Não temos dificuldade de integração, temos dificuldade pela ausência do governo”, disse Caiado.
A PEC da Segurança Pública, segundo o Governo Lula, propõe unificar as políticas de segurança dos estados e municípios sob coordenação da União. O texto ainda tramita no Congresso.
Sem apoio de Lula, governadores de oposição criam “consórcio da paz”
Reviewed by Giro Ibirataia
on
sexta-feira, outubro 31, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário