Tenente-coronel da Polícia Militar investigado por encobrir ações de milícia no oeste da Bahia é preso

Um tenente coronel da Polícia Militar foi preso na Bahia em uma operação de combate a uma milícia no oeste do estado. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a segunda edição da “Operação Terra Justa” cumpre nesta segunda-feira (8) seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Salvador e nos municípios de Correntina e Santa Maria da Vitória.
Segundo a TV Bahia, o tenente-coronel preso é Luís Augusto Normanha de Carvalho. Ele é o diretor do Colégio da Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa.
O oficial foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo sem registro. Foram apreendidos documentos, aparelhos eletrônicos, armas, munição e outros materiais que vão passar por perícia. De acordo com as investigações do Ministério Público, em parceria com a Polícia Civil, o oficial da PM recebia vantagens indevidas para encobrir ações da milícia.
O grupo atuou por mais de dez anos, invadindo de forma violenta terras de comunidades tradicionais da região de Correntina, favorecendo fazendeiros locais. As apurações indicam que entre 2021 e 2024, o tenente recebia pagamentos mensais de 15 mil Reais realizados pelo líder da milícia, um sargento da reserva remunerada da PM.
O oficial é investigado por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ainda de acordo com a SSP, o sargento e um comparsa foram presos na primeira fase da “Operação Terra Justa”.
Ele e mais três pessoas foram denunciados pelo Ministério Público por crimes de organização criminosa voltada para lavagem de dinheiro proveniente da milícia.
Tenente-coronel da Polícia Militar investigado por encobrir ações de milícia no oeste da Bahia é preso
Reviewed by Giro Ibirataia
on
segunda-feira, setembro 08, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário