Após fazer a própria família refém, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso na Bahia

Um dos investigados pelo assassinato da líder religiosa e quilombola Mãe Bernadete Pacífico foi preso nesta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Josevan Dionísio dos Santos, o BZ, é apontado como executor do assassinato da mãe de santo, cometido em 17 de agosto de 2023, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no mesmo município.
De acordo com a Polícia Civil, quando estava cercado pelas forças policiais, Josevan dos Santos manteve como reféns a companheira e os dois filhos. Após negociação, o suspeito libertou as vítimas e se entregou às equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais. Com ele, os agentes de segurança apreenderam uma pistola 9 milímetros.
O assassinato da líder quilombola, segundo as investigações, foi motivado pela resistência da vítima contra a expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais. Mãe Bernadete era voz ativa na defesa dos direitos humanos e denunciava a atuação de facções criminosas na região.

No inquérito, seis pessoas foram indiciadas pelo homicídio, e cinco delas estão presas. Diligências continuam para localizar o último suspeito de envolvimento no crime, Marilio dos Santos, o Maquinista.
Além do assassinato de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar grupo criminoso atuante em Simões Filho e região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça. (Pimenta)
Após fazer a própria família refém, suspeito de matar Mãe Bernadete é preso na Bahia
Reviewed by Giro Ibirataia
on
sábado, setembro 13, 2025
Rating:
Escreva o seu comentário