Empresa dos EUA leva sonda à superfície da Lua após 52 anos das missões Apollo


Uma empresa norte-americana conseguiu levar uma sonda à superfície da lua, nesta quinta-feira (22). O feito da Intuitive Machines marca o retorno da presença dos Estados Unidos em solo lunar após 52 anos das missões Apollo e é também a primeira vez na história que ocorre um pouso realizado pela iniciativa privada.

Conforme o jornal O Globo, por volta de 20h24, a missão IM-1 tocou no solo lunar com o módulo robótico de pouso hexagonal Nova-C, batizado de “Odysseus”. O pouso da nave na lua foi anunciado por Tim Crain, chefe de tecnologia da missão. “Estamos na superfície”, disse ele durante a transmissão online.

“Hoje, pela primeira vez em mais de meio século, os EUA regressaram à Lua. Hoje, pela primeira vez na história da humanidade, uma empresa comercial, uma empresa americana lançou e liderou a viagem até lá. E hoje é um dia que mostra o poder e a promessa das parcerias comerciais da NASA. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande e ousada busca na Intuitive Machines, na SpaceX e aqui mesmo na Nasa”, comemorou Bill Nelson, administrador da Nasa.

Segundo O Globo, apesar do sucesso da missão, o módulo de pouso Odysseus apresentou problemas de comunicação com a Terra, mas ainda não foram divulgadas informações sobre as condições do equipamento.
Empresa dos EUA leva sonda à superfície da Lua após 52 anos das missões Apollo Empresa dos EUA leva sonda à superfície da Lua após 52 anos das missões Apollo Reviewed by Giro Ibirataia on sábado, fevereiro 24, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM