Inteligência Artificial pode afetar até 40% dos empregos no mundo, diz FMI

Crédito: Adobe Stock

O uso de IA (Inteligência Artificial) deve afetar quase 40% dos empregos em todo o mundo, segundo análise do FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgada no domingo (14.jan.2024).

O estudo “Geração IA: Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho” mostra que essa parcela de 40% dos empregos globais estará exposta a esse tipo de tecnologia. Eis a íntegra da pesquisa (PDF – 3 MB).

“Historicamente, a automação e a tecnologia da informação tendem a afetar as tarefas de rotina, mas uma das coisas que diferencia a IA é sua capacidade de impactar empregos altamente qualificados”, disse o FMI.

A organização afirmou que, no futuro, a IA deve substituir alguns empregos e complementar outros. O FMI fala na necessidade de um “equilíbrio cuidadoso” de políticas para explorar o potencial de ferramentas que utilizam de inteligência artificial.

Por conta da capacidade da inteligência artificial de afetar empregos qualificados, economias avançadas enfrentam riscos maiores: cerca de 60% dos empregos podem ser impactados.

No entanto, apesar de enfrentarem maiores riscos, países ricos podem utilizar da IA como uma forma de aumentar a produtividade. Por outro lado, a tecnologia pode executar “tarefas-chave” hoje realizadas por humanos.

Como efeito, a demanda de mão de obra diminuiria, levando a salários mais baixos e contratação reduzida. Determinados empregos poderiam até desaparecer.
Inteligência Artificial pode afetar até 40% dos empregos no mundo, diz FMI Inteligência Artificial pode afetar até 40% dos empregos no mundo, diz FMI Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, janeiro 17, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM