Decisão da Suprema Corte do Colorado deixa Trump inelegível para a Presidência


A Suprema Corte do Colorado decidiu na terça-feira (19) que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está inelegível para as próximas eleições à Casa Branca em 2024 no estado. Apesar disso, a decisão vale apenas no estado do Colorado.

Para que tenha validade nacional, a decisão precisa ser acatada pela Suprema Corte dos Estados Unidos. O argumento utilizado pela corte foi de que a 14ª Emenda da Constituição americana o inabilitou por insurreição ao instigar a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, momento considerado o maior ataque à democracia do país na história atual.

Caso ele seja inabilitado também pela Suprema Corte, poderá se desqualificar de maneira ampla, o que poderá fazer com que outras cortes máximas estaduais cheguem a um mesmo entendimento. A decisão será mantida, ao menos, até 4 de janeiro, dando tempo para recursos.
Decisão da Suprema Corte do Colorado deixa Trump inelegível para a Presidência Decisão da Suprema Corte do Colorado deixa Trump inelegível para a Presidência Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, dezembro 20, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM