Apagão nacional foi causado por "ocorrência" em rede de operação, diz ONS

O Operador Nacional do Sistema (ONS), informou que o apagão nacional que deixou todas as cidades da Bahia e as unidades da federação - exceto Roraima - sem o serviço de energia elétrica, nesta terça-feira (15), foi provocado por uma “ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)”.
Segundo a nota divulgada pelo Ministério de Minas e Energia, através do portal oficial do Governo Federal, 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, foram interrompidos, afetando também alguns estados do Sudeste. Até às 9h16 desta terça, 6 mil MW haviam sido recompostos. Ainda não foram reveladas as causas da ocorrência, que estariam sendo apuradas. O Ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada.
Além da Bahia, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e 25 estados: Amazonas, Piauí, Alagoas, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.
Apagão nacional foi causado por "ocorrência" em rede de operação, diz ONS
Reviewed by Giro Ibirataia
on
terça-feira, agosto 15, 2023
Rating:
Escreva o seu comentário