Ibirataia: grupo de recenseadores do IBGE conclui formação para inicio do Censo 2022


A fase presencial do curso de capacitação dos futuros recenseadores convocados pelo IBGE foi realizada em Ibirataia durante a última semana, entre os dias 18 e 22 de julho. O período de aprendizado teve carga horária de oito horas e com duração de cinco dias.

O IBGE utiliza o bem-sucedido treinamento em cascata, também aplicado em operações anteriores, que consiste em treinar pessoas para capacitarem outras pessoas. Para melhor aprendizado, os recenseadores contaram com uma variedade de materiais elaborados pela Coordenação Operacional de Censos (COC). Além dos manuais e mapas impressos, também houveram produtos nos formatos digitais. Contaram ainda com aplicativos diversos, como o aplicativo de treinamento no qual realizaram atividades práticas no DMC e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. Houve também o próprio aplicativo de coleta (com insumos de treinamento), que simula exatamente como é o trabalho do recenseador em campo, e o aplicativo de aulas, utilizado pelos instrutores para passar os conteúdos.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta, e a equipe formada em Ibirataia conta com 15 pessoas, entre coordenadores e agentes censitários. O Censo 2022 iniciará na próxima segunda-feira, 01 de agosto.

Prefeitura de Ibirataia/Coordenação de Comunicação
Ibirataia: grupo de recenseadores do IBGE conclui formação para inicio do Censo 2022 Ibirataia: grupo de recenseadores do IBGE conclui formação para inicio do Censo 2022 Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, julho 26, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM