Bahia registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos

Foto: Reprodução

A Bahia registrou o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos, segundo informou nesta quarta-feira (15) a Secretaria da Saúde do Estado. O caso, em Salvador, é monitorado pelos centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) municipal e estadual.

O doente, que mora na capital baiana, foi internado com sintomas comum da varíola dos macacos: febre alta de início súbito, adenomegalia, que é um aumento dos linfonodos do pescoço, e erupção cutânea. Ele está em um hospital privado de Salvador.

Amostra do paciente foi enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que encaminhou para a referência nacional. Ainda não há previsão de resultado laboratorial.

O Monkeypox, como é conhecida a varíola dos macacos, é uma zoonose viral, ue se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença tem como sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre. A erupção tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Bahia registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos Bahia registra primeiro caso suspeito da varíola dos macacos Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, junho 15, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM