Bahia ainda não tem data para iniciar emissão do novo RG



A Bahia ainda não tem prazo para começar a emitir o novo documento de identificação digital. Anunciada pelo Governo Federal em fevereiro, a nova carteira de identidade será unificada em todas as unidades da federação. Os institutos de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança. Essa é a data limite para que os órgãos estabeleçam um esquema de emissão do novo documento, que deverá ser gratuito. Em alguns estados, como Santa Catarina, o documento já está sendo emitido. Na Bahia, o Departamento de Polícia Técnica, que faz parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP), é o responsável pela emissão do documento, através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM). Procurado pelo Bahia Notícias, o IIPM informou que “tem empenhado esforços para se adequar no intuito de cumprir o prazo estabelecido da referida norma”.

Segundo o Governo Federal, o objetivo da unificação é simplificar a vida do cidadão e coibir fraudes. O novo documento será impresso com QR Code, que servirá para atestar a sua autenticidade. A documentação terá numeração única – a do CPF – e apenas este número será considerado. Atualmente, uma única pessoa pode ter 27 números de RG no Brasil. Isso acontece porque as identificações entre os estados não são integradas, o que permite que o cidadão possa emitir um documento para cada unidade da federação. Com a mudança, a emissão da nova carteira irá constar como segunda via, mesmo sendo emitida em outros estados. 
Bahia ainda não tem data para iniciar emissão do novo RG Bahia ainda não tem data para iniciar emissão do novo RG Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, maio 10, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM