Estudante de Jequié é contratado pela Globoplay após desenvolver ferramenta para o BBB

Rafael é morador de Jequié e estuda em Feira de Santana

Um estudante de engenharia da computação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) conseguiu desenvolver uma solução tecnológica para resolver um problema que aflige a maioria dos fãs do reality Big Brother Brasil da Rede Globo: como saber em qual das 38 câmeras do programa ao vivo está o seu brother ou sister favorito?

Foto: Reprodução

Cansado de recorrer ao notebook para rastrear os participantes da sua preferência e trocar manualmente de câmera, Rafael Azevedo, de 23 anos, morador de Jequié, criou uma interface de programação de aplicações (API) que funciona como uma extensão do Google Chrome. O aplicativo usa reconhecimento facial para trocar automaticamente de câmera quando o participante seguido vai para outro cômodo da vigiada casa.

Como funciona o rastreador de faces do BBB22?

Reprodução/TV Globo

No Linkedin, Rafael explicou o funcionamento da tecnologia. Segundo a publicação, que está atingindo 30 mil reações, o desenvolvedor de software esclarece que a extensão emprega uma técnica chamada web scraping (raspagem de dados, em tradução livre) da página do BBB no Globoplay. Usando o serviço de streaming para computadores e notebooks, a API manipula os dados das câmeras, obtendo os frames do programa em tempo real.

Tendo disponível cada quadrinho (thumbnail) do BBB22, o estudante passou a pesquisar a fundo sobre reconhecimento facial e acabou projetando um algoritmo de inteligência artificial, através do framework MTCNN, da FaceNet e da máquina de vetores SVM. O resultado foi um preditor de participantes, com aproximadamente 98% de acertos ao realizar a validação e as trocas automáticas de câmera.

Falando ao caderno “Tilt” do site Uol, Rafael contou que utilizou a linguagem de programação Python e que, embora tenha bolado a funcionalidade para seu uso pessoal, a receptividade da notícia está fazendo com que ele analise os custos para viabilizar o oferecimento da extensão na Chrome Web Store.

Com informações do Giro Ipiaú 
Estudante de Jequié é contratado pela Globoplay após desenvolver ferramenta para o BBB Estudante de Jequié é contratado pela Globoplay após desenvolver ferramenta para o BBB Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, abril 27, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

ANÚNCIOS