Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre a Tuberculose na USF Valdomiro Paulo dos Santos


A Secretaria de Saúde por meio da USF Valdomiro Paulo dos Santos promoveu uma palestra sobre a Tuberculose ministrada pela Coordenadora da Unidade Gabriele Leite.

"A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença). Disse Gabriele.

A tuberculose tem cura! Oferecido apenas na rede SUS, o tratamento é gratuito, tendo duração de no mínimo seis meses, com tomada diária de medicamento. É comum que após as primeiras semanas de tratamento, o paciente observe melhora total dos sinais e sintomas. No entanto, isto não quer dizer que a doença está curada. Para obter a cura é necessário completar todo o tratamento!

Principais sintomas: tosse por mais de duas semanas, presença de secreção, falta de apetite, cansaço intenso, perda de peso, suores, dores no peito.

Para prevenir é importante melhorar as condições de habitação para diminuir a chance de contágio. Há também medidas de proteção individual como a vacinação com BCG e a prevenção com medicamentos, que se chama quimioprofilaxia por até 6 meses.
Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre a Tuberculose na USF Valdomiro Paulo dos Santos Ibirataia: Secretaria de Saúde promove palestra sobre a Tuberculose na USF Valdomiro Paulo dos Santos Reviewed by Giro Ibirataia on quarta-feira, março 30, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM