Defensoria pede informações sobre mortes de gestantes por Covid-19 na Bahia

 


Defensoria pede informações sobre mortes de gestantes por Covid-19 na Bahia
Foto: André Borges / Agência Brasília

A Defensoria Pública da Bahia requisitou dados do Comitê Estadual de Estudos da Mortalidade Materna sobre casos de mortes de gestantes por Covid-19. As gestantes estão incluídas no grupo de risco da Covid-19. Mesmo com a dose de reforço da vacina, as gestantes e puérperas devem continuar reforçando os cuidados para evitar o contágio.

Informações da imprensa nacional sinalizam um aumento na taxa de mortalidade materna durante a pandemia. A Defensoria quer saber se essa realidade também é observada na Bahia. O pedido foi feito pela Especializada de Proteção aos Direitos Humanos e do Núcleo de Defesa das Mulheres.

O ofício destaca que as informações que circulam na mídia desde o final do ano passado é que, no Brasil, foi constatado o aumento de internações das gestantes por covid-19 e que já beira ao recorde no registro de mortes maternas. Diante deste quadro, a Instituição requisitou os dados quantitativos sobre a situação da Bahia neste contexto.

“[Solicitamos] dados referentes à mortalidade materna no estado da Bahia entre os anos de 2019 e 2021, especialmente a indicação comparativa dentro deste recorte temporal, sinalizando se houve aumento ou redução, e quais os fatores envolvidos”, explicaram as coordenadoras da Especializada de Proteção aos Direitos Humanos da Defensoria, Eva Rodrigues e Lívia Almeida, que assinam o documento.

Ainda no documento, a Defensoria reforça a importância da parceria com o Comitê para efetividade do atendimento das gestantes e também para que os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres sejam garantidos.
Defensoria pede informações sobre mortes de gestantes por Covid-19 na Bahia Defensoria pede informações sobre mortes de gestantes por Covid-19 na Bahia Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, fevereiro 07, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO