Bahia tem 23 casos de leptospirose confirmados nos últimos dois meses


A Bahia confirmou 23 casos de leptospirose no estado, testados entre os meses de novembro e dezembro deste ano. Infecção febril aguda causada pela urina contaminada de animais, sobretudo ratos, a doença vem sendo citada por autoridades em consequência as fortes chuvas que atingem o Sul e Extremo Sul baiano, provocando enchentes.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), destes casos, 10 foram confirmados em Salvador; 3 em São Sebastião do Passé; 2 em Itabuna; 1 em Camaçari; 1 em Porto Seguro; 1 em Jequié; 1 em Itaguaçu da Bahia; 1 em Ilhéus; 1 em Itabuna; 1 em Simões Filho; e 1 em Santa Cruz da Vitória.

Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro e Jequié estão na lista de municípios que decretaram situação de emergência por causa das enchentes.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, em 2020 no período de 01/01/2020 a 30/07/2020, foram notificados 124 casos suspeitos de leptospirose, distribuídos em 37 municípios. Do total, 27 (21,7%) casos foram confirmados e estavam distribuídos espacialmente em 8 municípios, 49 (39,6%) casos foram descartados para o agravo.

Entre os principais sintomas da fase precoce da doença estão: febre, dor de cabeça; dor muscular, principalmente nas panturrilhas; falta de apetite; náuseas e vômitos. O diagnóstico é feito através de exames que devem ser realizados pelos Lacens, pertencentes à Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.

Com Informações do Bahia Notícias
Bahia tem 23 casos de leptospirose confirmados nos últimos dois meses Bahia tem 23 casos de leptospirose confirmados nos últimos dois meses Reviewed by Redação on quarta-feira, dezembro 29, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM