Avião da FAB com 2,5 toneladas de medicamentos pousa no Extremo Sul baiano

 


Em decorrência das enchentes nas cidades do Extremo Sul da Bahia, nos últimos dias, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, tem levado ajuda humanitária às populações mais atingidas. Na madrugada desta segunda-feira (13), uma aeronave C-130 Hércules, operada pelo Esquadrão Gordo (1º/1º GT), decolou de Guarulhos (SP) com destino a Teixeira de Freitas, com um carregamento de 2,5 toneladas de medicamentos.

O Comandante da Aeronave, Capitão Aviador Ítalo de Holanda de Oliveira, comentou sobre a importância do apoio ao estado baiano. "A Força Aérea atua em diversas ações, e a humanitária é uma delas. Nós temos um País vasto e que está sempre demandando este tipo de apoio. Então, qualquer que seja o local que a nossa população necessite de socorro, vamos tomar as providências e assegurar que a ajuda chegue o mais rápido possível. Sabemos das dificuldades que a Bahia está passando e, por isso, este pedido, em especial, é de suma importância, uma vez que esta população está carente e esperando por estes medicamentos que estamos transportando", disse.

No sábado (11), uma aeronave H-36 Caracal, operada pelo Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), foi deslocada para Porto Seguro, que servirá como base de atuação da força-tarefa de assistência às localidades afetadas pelo temporal. Para os próximos dias, será engajado, ainda, um helicóptero H-60L Black Hawk do Esquadrão Pantera (5º/8º GAV).

As aeronaves prestarão apoio à Defesa Civil do estado baiano, sendo a coordenação de emprego dos aviões da FAB feita pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de Brasília. Um helicóptero da Marinha do Brasil também está empregado na missão.

Na manhã desse domingo (12), autoridades estaduais e federais visitaram as áreas atingidas pelas enchentes no Extremo Sul da Bahia, em duas diferentes comitivas. Aproximadamente 70 mil pessoas já foram atingidas, e 3,7 mil ficaram desabrigadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

O governador Rui Costa sobrevoou e visitou as áreas atingidas pelas chuvas no interior da Bahia, acompanhado de sua equipe. O presidente Jair Bolsonaro também fez um sobrevoo na região, ao lado de ministros.

Foram sobrevoadas as cidades de Jucuruçu, Nova Alegria e Itamaraju, para averiguação do impacto das fortes chuvas na região. No mesmo dia, no período da tarde, o helicóptero realizou o transporte de cerca de 800 quilos de cesta básica e água, além de oito militares do Corpo de Bombeiros, entre as cidades Jucuruçu e Itamaraju.

A ação é uma cooperação mútua entre o Ministério da Defesa, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Regional.

Avião da FAB com 2,5 toneladas de medicamentos pousa no Extremo Sul baiano Avião da FAB com 2,5 toneladas de medicamentos pousa no Extremo Sul baiano Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, dezembro 13, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM