Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza ações do Novembro Azul


Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Ipiaú está realizando a Campanha do Novembro Azul que visa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além dos cuidados integrais com a saúde do homem. Durante este mês foram intensificadas as ações voltadas para o assunto. Palestras, distribuição de materiais educativos, aferição da pressão arterial e a realização do exame de PSA fazem parte da programação.

O exame de PSA é realizado durante todo ano pelo município, na Policlínica Municipal, às terças e quintas, pela manhã. Para realizar a coleta, é necessário ter a solicitação de um profissional de saúde e preencher os critérios: Homens com idade igual ou superior a 50 anos, e homens com idade igual ou superior a 40 anos e que possuem parentes de primeiro grau (pai e irmãos) que foram diagnosticados com a doença antes dos 65 anos. .

Preenchendo os critérios citados acima, o paciente será orientado a seguir algumas recomendações nas 72h que antecedem a coleta. Tais recomendações são: três dias de abstinência sexual completa; três dias sem montar bicicleta ou montar em cavalo e caso tenha feito exame de toque de próstata, aguardar um mínimo de três dias para coletar a amostra. Procure a unidade de saúde mais próxima e confira a data de coleta. 
*José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú
Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza ações do Novembro Azul Secretaria de Saúde de Ipiaú realiza ações do Novembro Azul Reviewed by Redação on sexta-feira, novembro 19, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM