Papa abre maior consulta democrática da história sobre futuro da Igreja


O Papa Francisco vai abrir neste domingo (10), a maior consulta democrática já promovida pela Igreja Católica. O Vaticano vai instituir um sínodo sobre o futuro da instituição religiosa.

O processo de consulta deverá durar dois anos e será dividido em etapas. A fase de escuta diocesana vai até abril de 2022 e deverá ser procedida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023.

A última “fase da Igreja universal” será encerrada pela assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023. A edição do 16º evento terá como tema "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão". A expectativa é que um grande número de adeptos do catolicismo participem e sejam ouvidos sobre os caminhos que a religião deverá seguir.

“Permitir que todos participem é um dever eclesial essencial!”, disse o papa Francisco neste sábado (9). “Não é necessário criar outra Igreja, mas sim criar uma Igreja diferente”, comentou o Santo Padre.

O próximo sínodo deverá ser o quarto realizado pelo Papa Francisco desde que assumiu o posto de pontífice. O debate deve incorporar discussões que podem modernizar o catolicismo, como a maior participação feminina na tomada de decisões e o acolhimento de grupos ainda marginalizados por correntes mais ortodoxas.

Francisco destacou que o Sínodo é um "momento eclesial", apenas, não um parlamento ou uma investigação de opiniões. “No único Povo de Deus, portanto, caminhemos juntos, a fim de experimentar uma Igreja que recebe e vive este dom da unidade e está aberta à voz do Espírito”, acrescentou. As informações são do Poder360.

Papa abre maior consulta democrática da história sobre futuro da Igreja Papa abre maior consulta democrática da história sobre futuro da Igreja Reviewed by Giro Ibirataia on segunda-feira, outubro 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM