Hospital realiza parto raro de bebê gerado fora do útero da mãe


Um parto raro em que o bebê cresceu e se desenvolveu fora do útero da mãe foi realizado pela equipe da Maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. Esse tipo de condição é chamada de gravidez ectópica abdominal e foi a primeira vez que o procedimento foi realizado na unidade. A incidência de parto abdominal varia entre um caso para cada 10 mil gestações até um caso para cada 30 mil gestações.

A mãe, Aline do Socorro, de 39 anos, deu entrada no HEC em 2 de Julho, com 19 semanas de gestação. À época, ela tinha o resultado de um exame de ultrassom que evidenciava a gravidez abdominal e desde o início do internamento foi orientada sobre o prognóstico fetal, bem como os seus riscos. A gestação durou 32 semanas e seis dias, pouco mais de sete meses.

A bebê Alice Vitória foi gerada acima do útero e da bexiga, na região abdominal. Em uma gravidez comum, ela teria crescido e se desenvolvido dentro do útero da mulher. Mãe e filha passam bem. O parto aconteceu em 23 de setembro, mas foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

De acordo com a médica obstetra Amália Olímpia, todo aparato técnico e suporte especializado foram montados para este procedimento cirúrgico obstétrico. “Montamos uma estrutura bem organizada para fazer este parto, com a participação de outros especialistas, como cirurgião vascular, cirurgião geral, equipe de neonatologia e UTI materna, para dar o máximo de suporte para essa cirurgia obstétrica bem atípica”.
Hospital realiza parto raro de bebê gerado fora do útero da mãe Hospital realiza parto raro de bebê gerado fora do útero da mãe Reviewed by Redação on terça-feira, outubro 05, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM