Bahia ganhará novo ramal ferroviário em entroncamento entre FIOL e FCA


A construção de um novo ramal ferroviário que será implementado para se conectar ao entroncamento da Ferrovia Integração Oeste Leste (FIOL) e da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Brumado, foi anunciada nesta terça-feira (19). O equipamento deve ter 120 quilômetros de extensão.

De acordo com a empresa Brazil Iron, responsável pelo empreendimento, a intervenção deverá gerar um impacto econômico de cerca de R$ 2 bilhões e proporcionar a criação de três mil novos empregos somente para a realização das obras. O projeto, desenvolvido inteiramente com capital privado, proporcionará o escoamento do minério de ferro produzido em Piatã-BA, na Chapada Diamantina, de forma mais eficiente e sustentável.

O início dos trabalhos, que tem previsão de 36 meses de duração, ocorrerá após a autorização do Ministério da Infraestrutura e do governo estadual. “Este projeto representa um novo estágio para a produção de minério na Bahia sob todos os aspectos: seja na questão de extração, logística, peletização (agregar valor à matéria-prima), mas, principalmente, do ponto de vista de sustentabilidade e impacto econômico para o estado”, explicou Guy Saxton, CEO da Brazil Iron.

Com a nova interligação, a companhia britânica estima elevar a produtividade anual para cerca de 10 milhões de toneladas, gerando mais de 25 mil novos empregos para o estado baiano. Estudos preliminares estimam que as reservas da empresa estejam em torno de aproximadamente 700 milhões de toneladas de minério de ferro.

Com Informações do Bahia Notícias
Bahia ganhará novo ramal ferroviário em entroncamento entre FIOL e FCA Bahia ganhará novo ramal ferroviário em entroncamento entre FIOL e FCA Reviewed by Redação on quarta-feira, outubro 20, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO