Terceira dose de vacina contra Covid-19 não é urgente, diz centro de doenças europeu


Um relatório técnico emitido pelo Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, diz que "com base nas evidências atuais, não há necessidade urgente de administração de doses de reforço de vacinas a indivíduos totalmente vacinados na população em geral".

Segundo o documento, doses adicionais já devem ser incluídas no programa regular de vacinação de pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A recomendação segue a mesma linha adotada pela Organização Mundial da Saúde.

Além do Brasil, a imunização de reforço também foi anunciada por mais de 30 países no mundo.

O Centro de Controle de Doenças ressalta que, é importante distinguir "entre reforço para pessoas que responderam adequadamente à vacinação primária e doses adicionais para aqueles com sistema imunológico enfraquecido, que não responderam adequadamente".

O relatório diz, ainda, que as evidências sobre eficácia dos imunizantes no "mundo real" mostram que todos os produtos autorizados na região (Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca) são "altamente protetoras contra hospitalização, doença grave e morte relacionadas com Covid".

O órgão também sinaliza que a prioridade deve ser concluir a vacinação regular da população para evitar mortes e doenças graves.

"São necessários dados mais sólidos para tomar decisões de política pública sobre doses de reforço", diz trecho do relatório.

Com Informações do Bahia Notícias
Terceira dose de vacina contra Covid-19 não é urgente, diz centro de doenças europeu Terceira dose de vacina contra Covid-19 não é urgente, diz centro de doenças europeu Reviewed by Redação on quinta-feira, setembro 02, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM