Explosão em navio no Porto de Aratu começou em tanque de gás e não teve feridos

 


Não há relatos de feridos no navio que pegou fogo no final da manhã desta quinta-feira (9), no terminal portuário de Aratu, em Candeias (relembre). De acordo com a Marinha do Brasil (MB) e com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), o incêndio ocorreu em uma área isolada da embarcação Forte São Marcos e logo foi controlado pelos próprios tripulantes. Ainda não se sabe o que teria motivado o incidente, e não foi constatada a presença de vestígios de poluição no mar.

Em nota à imprensa, a Codeba informou que o São Marcos é um navio gaseiro, tipo de embarcação construída para o transportar gases. A explosão ocorreu em um dos reservatórios da embarcação durante o processo de desgaseificação dos tanques do navio, e que se trata de um procedimento de rotina. Ainda de acordo com a companhia, a empresa proprietária do navio informou que nos tanques haviam apenas Nitrogênio (gás inerte), o que não oferece risco de nova explosão.

Já a Marinha informou que uma Lancha de Inspeção Naval Blindada foi deslocada para o local. "Também foram enviadas ao local três equipes de Inspeção Naval da CPBA - uma por terra e as outras duas por via marítima - a fim de iniciar a apuração e garantir a segurança da navegação". As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas em inquérito.

Explosão em navio no Porto de Aratu começou em tanque de gás e não teve feridos Explosão em navio no Porto de Aratu começou em tanque de gás e não teve feridos Reviewed by Giro Ibirataia on quinta-feira, setembro 09, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM