Veja um pouco da história e Ibirataia

Foto: David Santos

Ibirataia é um município brasileiro, localizado no Sul do Estado da Bahia. Sua população estimada de 27.000 habitantes. Cidade pequena e tranquila que possui uma tradicional festa junina.

Praça 7 de Setembro, São João 2019

                                                                                          História

Foto: David Santos
Praça Basílio Miguel de Souza

Em local onde era encontrado uma infinidade de plantas medicinais, formou-se o povoado de Ipecacuanha, em área do município de Jequié. Tornou-se distrito, com o nome de Tesouras, mais tarde alterado para Ibirataia, já sob a jurisdição de Ipiaú. Município criado com parte dos distritos de Ibirataia e Algodão, desmembrados de Ipiaú, por força de Lei Estadual de 10.11.1960, com a denominação de Ibirataia. A sede, formada distrito, no município de Rio Novo (atual Ipiaú), com o topônimo de Tesouras, em 1933, denominação alterada para Ibirataia, em 1943, foi elevada à categoria de cidade, quando da criação do município.

Foto: David Santo
  Orla do Rio Formiga e Praça da Bíblia


                                                                                       Economia


Na produção agrícola destaca-se o cultivo de cacau e produção expressiva de banana. Na pecuária destacam-se os rebanhos de muares e bovinos. Seu parque hoteleiro registra 28 leitos. No ano de 2001 o município registrou 4.280 consumidores de energia elétrica com um consumo de 6834mwh. Segundo dados da SEI/IBGE/, o PIB do município para 2003 foi de R$69,28 milhões, e a estrutura setorial está distribuída da seguinte forma: 48,08% para agropecuária, 5,02% para indústria e 46,90% para serviços.


                                               Significado do nome Ibirataia:

Foto: David Santos
Avenida Aurelino Coelho Lima

A palavra Ibirataia vem do tupi: Ibirataia. De ibirá, árvore, planta e taia, arder. Planta que arde (na língua).
Taya significa por do sol refletido na água.
Veja um pouco da história e Ibirataia Veja um pouco da história e Ibirataia Reviewed by Giro Ibirataia on sexta-feira, agosto 06, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO