PF deflagra operação contra desvios de recursos públicos destinados ao combate da pandemia


A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11), a Operação Nefanda, com o objetivo de combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos que deveriam ser destinados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. Nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, estão sendo cumpridos nos municípios de Ilhéus e Itabuna.

Investigações apontam que o município de Ilhéus contratou uma empresa sem capacidade comprovada, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir um abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. A empresa recebeu cerca de R$ 1.200.000,00,00 (um milhão e duzentos mil reais) para administrar o abrigo.

As investigações se iniciaram em novembro de 2020 e, de acordo com informações da Polícia Federal, revelaram fortes indícios de fraudes, como: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.

Ao todo, 36 policiais federais e 9 servidores da Controladoria Geral da União participam da operação.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação (arts. 89 e 90 da Lei nº 8.666/93); estelionato (art. 171 do Código Penal); peculato (art. 312 do Código Penal), corrupção passiva (art. 317 do Código Penal), Falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) e Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal).
PF deflagra operação contra desvios de recursos públicos destinados ao combate da pandemia PF deflagra operação contra desvios de recursos públicos destinados ao combate da pandemia Reviewed by Redação on quarta-feira, agosto 11, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM