Na Bahia, 440 mil doses de vacinas da AstraZeneca estão paradas

 


Na Bahia, 440 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca estão na fila de espera para serem aplicadas. Só em Salvador, o número de imunizantes retidos é de 48 mil. As informações são do jornal Correio.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a segunda dose da AstraZeneca deve ser usada entre 4 e 12 semanas, mas o recomendado pelo Ministério da Saúde é de que seja aplicada no maior possível, ou seja, três meses.

A bula da vacina, disponível no site da Anvisa, indica que, entre 9 e 11 semanas de diferença entre as duas doses, a AstraZeneca tem 72,3% de eficácia. Já no período igual ou acima de 12 semanas, o percentual chega a 80%.

O secretário de Saúde da capital baiana, Leo Prates, defende que o prazo entre as aplicações seja diminuído. “Minha defesa é que o Ministério da Saúde mantenha o aprazamento de 12 semanas, colocando a possibilidade de antecipação para nove semanas, caso haja D2 (segunda dose) em estoque. O que não queremos são doses paradas! Salvador está com 48 mil doses que só começarão a ser aplicadas a partir do dia 22/07 e foram recebidas dia 09/07. Tá certo isso?”, argumentou o secretário, em postagem feita, nesta sexta-feira (16), em seu perfil no Twitter.

Ao Correio, o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, defende que qualquer alteração no cronograma deve ser fruto de “decisão pactuada nacionalmente”.
Na Bahia, 440 mil doses de vacinas da AstraZeneca estão paradas Na Bahia, 440 mil doses de vacinas da AstraZeneca estão paradas Reviewed by Giro Ibirataia on sábado, julho 17, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

REGIONAIS BAHIA - SECOM