Caso Lázaro: Polícia Civil impõe sigilo de 5 anos sobre operação que capturou criminoso

 


A Polícia Civil de Goiás impôs um sigilo de cinco anos às informações da operação que culminou na morte de Lázaro Barbosa. Assim, os custos envolvidos e o efetivo deslocado para atuar nas buscas ao criminoso permanecerão em caráter “reservado” neste período. A restrição foi revelada em resposta a um pedido via Lei de Acesso à Informação (LAI) realizado pelo jornal Correio Braziliense.

Lázaro foi morto pela polícia no final de junho, após 20 dias de buscas. As forças de segurança dizem que o criminoso entrou em confronto com agentes durante tentava de captura. Policiais chegaram a dizer que ele foi alvejado mais de 100 vezes.

Atualmente, a polícia de Goiás investiga a ligação entre Barbosa e uma organização criminosa composta por fazendeiros e políticos

A publicação verificou a disponibilidade das informações junto às secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de Goiás. As instituições justificaram que a divulgação de detalhes sobre a operação colocaria em risco a instituição.

No pedido, foram questionados dados referentes ao valor investido na operação, o tamanho da área monitorada pelas autoridades nas buscas e os gastos com combustível por viaturas e helicópteros e informações. Também foram solicitadas informações sobre o efetivo de agentes deslocado para atuar no DF e arredores.

“As informações não se restringem somente ao caso encerrado, mas fazem parte de toda a estrutura pertencente à Polícia Civil, usada em outras circunstâncias, e, também, a projetos que ainda nem foram implementados. A divulgação desses dados vulnerabiliza a instituição em sua função investigativa, pondo em risco a segurança e o sucesso de outras apurações”, argumentou o delegado-geral adjunto Deusny Silva Filho.
Caso Lázaro: Polícia Civil impõe sigilo de 5 anos sobre operação que capturou criminoso Caso Lázaro: Polícia Civil impõe sigilo de 5 anos sobre operação que capturou criminoso Reviewed by Giro Ibirataia on domingo, julho 25, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO