Bahia não registra circulação da variante delta da Covid-19, diz governo do estado

 


A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) afirmou que não há circulação da variante delta da Covid-19, de origem indiana. A informação foi divulgada nesta terça-feira (6), em nota enviada à imprensa.

O resultado foi obtido a partir de 368 exames de sequenciamento genético do vírus. De acordo com o último boletim divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), a variante gamma (antiga P.1, originária em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

“Na Bahia, não foi identificada a circulação das cepas Beta (África do Sul) e Delta (Índia). A variante Gama e a do Reino Unido ainda são as predominantes no mapeamento genético que fazemos que é essencial para o planejamento e definição de ações na área da Vigilância Epidemiológica do Estado”, explica Arabela Leal, diretora do Lacen-BA.

Na última segunda-feira (5), especialistas em Israel alertaram para a possibilidade das vacinas serem menos eficazes contra a variante. Com a maioria da população na Índia vacinada com o imunizante da Pfizer-BioNTech, a crescente de novos casos no país pode ser encarada como um “sinal preliminar” da resistência da variante, de acordo com informações da revista Veja.

Contudo, o presidente do painel nacional de especialistas sobre a Covid-19 de Israel, Ran Balicer, ressaltou que ainda não há informações conclusivas sobre a possibilidade.

Com Informações do Bahia Notícias
Bahia não registra circulação da variante delta da Covid-19, diz governo do estado Bahia não registra circulação da variante delta da Covid-19, diz governo do estado Reviewed by Giro Ibirataia on terça-feira, julho 06, 2021 Rating: 5

Nenhum comentário

SECOM - TRANSFORMAÇÃO